Faça agora mesmo um TestDrive gratuito por 15 dias
Sequestro de informação: como as empresas estão perdendo lucro com a falta de backup

Sequestro de informação: como as empresas estão perdendo lucro com a falta de backup

0
0
0

Backup em nuvem é a forma mais segura de manter os dados de sua empresa a salvo de ataques

Ransomware. Esse é o termo mais temido por muitos departamentos de Tecnologia da Informação (TI). O malware infecta todo o sistema da empresa, comprometendo o acesso a qualquer tipo de dados, arquivos ou informações. Mas essa ameaça não é o que faz os técnicos de TI ficarem de cabelos em pé. Muitos gestores desconsideram a possibilidade de terem os dados atacados e infectados por vírus e outros malwares e deixam de investir na solução que pode salvar as informações virtuais de uma empresa: o backup em nuvem. Ele não é a vacina, mas garante que a empresa recupere e mantenha a operação segundos após o ataque.

Conforme pesquisa realizada pela empresa de segurança de internet Eset, o Brasil é o quarto país da América Latina que mais sofreu ataques de ransomwares em 2017. Os malwares mais comuns são Wanna Cry e o Petya. Os sequestros de informação, como são conhecidos os ransomeware, podem causar prejuízos financeiros que beiram à falência, uma vez que hackers cobram caro para liberar os documentos. Em muitos casos, mesmo pagando o resgate, a perda é total: fluxos de faturamentos, despesas, entrada e saída de produtos e serviços, documentos de colaboradores, tudo vai para o limbo da internet, comprometendo anos de crescimento das organizações.

Ferramentas de backup não impedem que o sistema de uma corporação seja invadido, porém, garantem que os dados sejam salvos em nuvem, com segurança e versão integral de todo o material conforme o último armazenamento. Dessa forma, não importa que tipo de ameaça sua empresa pode passar. Basta ignorar os pedidos de resgate e trabalhar com os arquivos na nuvem, possibilitando tempo e recursos para eliminar o ransomware.

Porém, é necessário que a ferramenta de backup em nuvem garanta a segurança dos dados armazenados. São necessários relatórios de upload, chaves de recuperação de versões, além de uma automação que use padrões confiáveis de monitoramento. Mesmo que os dados sejam enviados para a nuvem, isso não significa que as informações da empresa não estejam em uma unidade física passível de invasão virtual.

Muitas soluções de backup usam data centers próprios, o que nem sempre garante a proteção dos dados. Parte das ferramentas em nuvem usam a tecnologia da Acronis, uma das maiores companhias de data center para backup em nuvem. Os padrões de proteção garantem que os dados armazenados fiquem livres de ataques. Por isso, essa tecnologia é utilizada pelas maiores companhias internacionais.

Conheça algumas dicas antes de contratar uma ferramenta de backup em nuvem no texto: Saiba como investir de forma correta em ferramentas de backup.